Que tal planejar um casamento sustentável?

Os casamentos são ocasiões muito especiais e certamente nos esforçamos imensamente para planejá-los.  Mas como a palavra de ordem é sustentabilidade,  então o que os noivos podem fazer para atingirem este objetivo? Organizar um casamento moderno, com despedidas de solteiro, jantares de ensaio, café-da-manhã  anteriores à festa e um big festa após a cerimônia, pode causar muito estresse e despesa, além de provocar um grande impacto no ambiente.

O que dá pra mudar? De forma indireta e fugindo dos padrões, pequenas atitudes podem interferir positivamente no planeta, como no caso das alianças. Todo casamento precisa no mínimo de alianças de ouro para simbolizar o compromisso entre os noivos. Porém, devido à escassez de ouro mesmo em minas de alta qualidade, a extração desse metal precioso causa grande impacto no meio ambiente.
A quantidade de ouro usada para uma aliança pode deixar até 20 toneladas de minerais não utilizados como resíduos. As companhias mineradoras irresponsáveis, que operam em áreas onde há muita ocorrência de ouro, podem causar poluição excessiva do solo e da água se deixarem que os produtos químicos utilizados para extrair e purificar o metal (como cianeto e o mercúrio) entrem em contato com o meio ambiente.

Uma alternativa é usar alianças antigas ou de segunda mão. Normalmente elas são exclusivas e vêm com uma história, o que aumenta o romantismo. É possível também comprar alianças novas de um joalheiro que utilize somente ouro reciclado, em vez do metal recentemente explorado, que não é difícil, mesmo porque cerca de 20% do ouro do mercado já vem de metais reaproveitados ou ligas. Afinal, ouro não costuma ser jogado fora, devido ao valor.
No caso das alianças de noivado,  é importante certificar-se de que os diamantes escolhidos para elas não foram extraídos para apoiar conflitos pelo mundo. Procure pedras certificadas pelo Kimberley Process Certification Scheme. (KPCS, uma aliança de 48 países do qual o Brasil faz parte.)

Vestido Sustentável
Os vestidos de noiva são geralmente feitos com um alto padrão e belos materiais, mas são usados somente uma vez, ou seja, nada sustentável.  Isso faz dos vestidos de segunda mão uma ótima maneira de consumir menos recursos, sem comprometer a qualidade da aparência. Dessa maneira, é possível comprar vestidos de estilistas por uma fração do preço de um novo e reservar uma quantia para contratar uma costureira que faça ajustes e deixe-o perfeito para noiva.

Outra opção é alugar o vestido. Hoje, muitas lojas de noivas tem esta prestação de serviço. Assim como se estivesse entrando em uma loja para escolher o que comprar, a noiva tem a liberdade de experimentar os inúmeros vestidos até achar o imaginado. No caso das damas, certifiquem-se de que elas poderão usar outras vezes a roupa que você fornecer.
 Cerimônia e recepção

Fazer a cerimônia e a recepção do casamento no mesmo local evita que seus convidados se desloquem pela cidade, com isso somamos mais pontos na contribuição pela saúde do nosso planeta.
Convites: dá para ser virtual?

A questão do convite é delicada. Apesar de poder ser virtual, muita gente, principalmente as de outras gerações, não entenderiam tanta modernidade, então, para um convite tradicional, há muitas opções ecologicamente corretas e/ou economicamente sustentáveis, levando em consideração o uso de papel reciclado.
Porém se for necessário passar informações sobre  o local da cerimônia, evite imprimir mapas. Ele pode ser encaminhado por e-mail e disponibilizado em um blog, criado também para disponibilizar a relação de presentes. Neste mesmo blog você poderá colocar as fotos do casamento e todos os entes queridos que participaram de dia tão especial, poderão atualizar-se com relação as fotos.

Presentes sustentáveis
Fazer a lista de presentes é uma ótima oportunidade de apresentar seus amigos e familiares às compras sustentáveis.

Se não precisar mobiliar a casa e já estiver bem provido de artigos domésticos, talvez possa pedir que as pessoas contribuam com alguma instituição de caridade em vez de comprar presentes.
Outra opção é produzir uma lista híbrida, com instituições de caridade de um lado e presentes de outro. Dessa forma os convidados terão a chance de escolher.  E você ganhará algo que realmente precisa, e o planeta e as pessoas necessitadas também recebem um incentivo.

Sim, quanto mais simples, mais sustentável! E lembre-se, simplicidade é requinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONTATO

cel: 21-9423-1878
e-mail: fernanda.cubiaco@gmail.com