sexta-feira, 8 de maio de 2015

Entenda a diferença entre casamento ecumênico e casamento inter-religioso

Na maioria dos casos, a celebração do casamento está diretamente ligada a alguma religião, seguindo as tradições a ela relacionadas. Por outro lado, também é muito comum que os noivos sigam diferentes crenças, fazendo com que a cerimônia sonhada por cada uma das partes seja completamente diferente do que outra imaginou.

Existem diversas alternativas para resolver esse impasse, desde a conversão de religião por um dos noivos até a realização de uma cerimônia sem efeitos religiosos — conduzida por um celebrante ou juiz de paz

Caso os noivos não queiram abrir mão de suas crenças e façam questão de passar pelos rituais de suas respectivas religiões, é possível organizar uma cerimônia mista. Esse tipo de eventoconta com a participação de representantes de ambos os credos, e cada um deles é responsável por conduzir a ocasião conforme suas tradições.

Existem dois tipos de cerimônia de casamentos mista: casamento ecumênico e casamento inter-religioso. O primeiro tipo de matrimônio diz respeito à casais que seguem diferentes igrejas cristãs, enquanto as cerimônias inter-religiosas abrangem uniões entre noivos cristãos e não-cristãos.

O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, com sede em Brasília, é o mais importante órgão de natureza ecumênica no Brasil, unindo as igrejas Metodista, Católica Ortodoxa Siriana do Brasil, Católica Apostólica Romana, Episcopal Anglicana do Brasil, Evangélica de Confissão Luterana, Cristã Reformada e Presbiteriana Unida do Brasil. Se o casal pertencer a outras denominações cristãs, devem procurar o padre ou pastor de sua igreja para se informar sobre a possibilidade de realizar uma cerimônia ecumênica.

O casamento inter-religioso, por outro lado, costuma ser um pouco mais complicado, uma vez que muitas religiões desaprovam esse tipo de celebração. Em geral, a união de seguidores de Cristo com não-seguidores é realizada em ambiente neutro, como um salão de festas ou um sítio.

Nesse tipo de evento, é necessário tomar muito cuidado para respeitar os costumes de todas as religiões, seja não servindo bebidas alcoólicas, determinados tipos de carne ou mesmo abolindo discursos religiosos conflitantes. Uma boa opção é optar por cerimônias alternativas, como o Ritual das Velas, Cerimônia das Areias ou Cerimônia da Árvore.

Vale lembrar que, qualquer que seja a saída escolhida pelos noivos para contornar diferenças religiosas, o casamento é um ritual de simbolismo universal: representa a oficialização da união entre duas pessoas que se amam. Por isso, é necessário muita conversa, paciência e respeito para que nenhuma das partes acabe insatisfeita com a festa realizada.

Em um dos casamentos do Os Esquilos, padre Alberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONTATO

cel: 21-9423-1878
e-mail: fernanda.cubiaco@gmail.com